O consumidor e a sustentabilidade no centro do design
Os Prémios Design M&P estão de regresso em 2025, com a 15ª edição da iniciativa do jornal Meios&Publicidade, que distingue os melhores trabalhos em design de comunicação e de produto.
Numa altura em que as marcas fabricantes de produtos e as empresas de design se preparam para enfrentar um dos maiores desafios do momento – a adaptação à diretiva europeia relativa ao ecodesign, até 20 de junho -, a sustentabilidade do design de produto é um tema que ganha urgência, apesar de as marcas já estarem a fazer esforços nesta matéria.
Com a tendência reforçada da colocação do consumidor no centro do marketing e da comunicação, a integração no design de tecnologias como inteligência artificial, realidade aumentada, realidade virtual e Internet das Coisas traz a oportunidade de garantir às marcas uma identidade forte e experiências personalizadas.
Nesta lógica, a inclusão, de par com a sustentabilidade, são exigências desafiantes, que obrigam a ter soluções de design abrangentes, acessíveis a todos e ecoeficientes. Ao explorar dados e soluções mais centradas nos consumidores, a inteligência artificial permite desenvolver interfaces interativos e experiências imersivas, bem como cocriar produtos com ‘feedback’ contínuo dos consumidores, essenciais no sucesso da comunicação e da inovação.
Com este pano de fundo para o futuro, o júri dos Prémios Design M&P irá avaliar os projetos a concurso, distinguindo o que de melhor tem sido feito em matéria de design.
Na edição deste ano, o júri é presidido por Pedro Pires, fundador e diretor criativo da Poets & Painters. Na tarefa de avaliação, Pedro Pires irá liderar o grupo de jurados composto por Andreia Almeida (designer de comunicação na Silvadesigners), Carolina Peres (senior designer na This is Pacifica), Cláudia Espírito Santo (chief creative officer na Label_human brands), Filipa Montalvão (partner co-founder na White Way), João Fonseca (head of design na Tux&Gill), Luís Castro (diretor criativo de design na Born), Luís Ferreira Borges (diretor de arte na Stream and Tough Guy), Marco Grieco (diretor de arte no Expresso), Marko Rosaline (fundador e diretor criativo na Deadinbeirute), Paulo Pereira da Silva (presidente do conselho de administração na Renova) e Rui Guerra (co-fundador e design director na Duall Studio).
As inscrições já podem ser feitas aqui.
Até à revelação dos vencedores deste ano, reveja os premiados nas edições anteriores dos Prémios Design M&P.
Catarina Nunes
Diretora do Meios&Publicidade

Catarina Nunes
Regulamento
Introdução
Os Prémios Design M&P 2025, promovidos pelo jornal Meios&Publicidade, têm como objetivo premiar os melhores trabalhos de design feitos entre 1 de março 2024 e 28 de fevereiro de 2025. São dirigidos a todas as empresas e profissionais que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal (Continente e Regiões Autónomas) ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal.
Tendencialmente será atribuído um Prémio (Ouro, Prata ou Bronze) por categoria, no total de 57 categorias, podendo o júri decidir entregar mais do que um prémio por categoria.
Para além dos troféus categoria, será igualmente atribuído um Grande Prémio, para aquele que o júri considerar como o melhor trabalho de todos os que se apresentaram a concurso. Será ainda atribuído um prémio de Agência do Ano ou Designer do Ano ao atelier/agência ou designer em nome individual que tenha sido mais premiado nesta 15ª edição dos Prémios Design M&P. Para se chegar a estes prémios serão contabilizados os votos de cada agência/empresa, sendo que cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
Regras
- Os prémios de design do jornal Meios&Publicidade visam premiar os melhores trabalhos de design produzidos entre 01/03/2024 e 28/02/2025.
- Os prémios estão abertos a todas as empresas e profissionais que tenham apresentado trabalhos em Portugal ou que, operando em Portugal, tenham produzido trabalhos para o exterior.
- Todo o material inscrito deve ser fruto de trabalhos reais.
- O material e a documentação apresentada passam a ser propriedade do concurso, pelo que não serão devolvidos.
- Os participantes autorizam a exibição pública ou privada dos trabalhos, bem como a compilação e venda dos conteúdo/imagens, seja no jornal Meios&Publicidade, seja noutros produtos do Grupo Workmedia.
- A organização e o júri reservam-se ao direito de reclassificar trabalhos entre categorias, bem como anular ou alterar qualquer uma das categorias caso os trabalhos a concurso não apresentem os requisitos considerados necessários.
- Se o número de trabalhos o justificar, categorias que agrupam mais do que uma aplicação do design podem ser desdobradas em mais categorias.
- Se o mesmo trabalho for inscrito, na mesma categoria, por entidades diferentes (agência e cliente, por exemplo) é considerada válida a primeira inscrição.
- Em caso de desistência, após a data limite estabelecida para as inscrições, manter-se-á a empresa registada como concorrente responsável pelo pagamento do valor da totalidade das inscrições, conforme e-mail de confirmação, não havendo devolução de qualquer valor, caso o mesmo tenha sido efetuado.
- Caso os materiais não sejam enviados dentro do prazo estabelecido, será considerado como uma desistência, sendo tratado como tal.
Informações
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- Telefone: 215 825 427
Júri
O júri, presidido por Pedro Pires (fundador e diretor criativo da Poets&Painters), é composto por 11 profissionais com um percurso reconhecido nas áreas do design e da comunicação. O presidente de júri não terá direito de voto, exceto em caso de empate.
O júri é constituído por:
- Andreia Almeida, designer de comunicação na Silvadesigners
- Carolina Peres, senior designer na This is Pacifica
- Cláudia Espírito Santo, chief creative officer na Label_human brands
- Filipa Montalvão, partner co-founder na White Way
- João Fonseca, head of design na Tux&Gill
- Luís Castro, diretor criativo de design na Born
- Luís Ferreira Borges, diretor de arte na Stream and Tough Guy
- Marco Grieco, diretor de arte no Expresso
- Marko Rosaline, fundador e diretor criativo na Deadinbeirute
- Paulo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração na Renova
- Rui Guerra, co-fundador e design director na Duall Studio
A decisão do júri é soberana e definitiva e não poderá ser sujeita a qualquer recurso.
Se o júri entender que, em determinada categoria, nenhum dos trabalhos merece receber o troféu, pode optar por não atribuir o prémio, aplicando-se o mesmo ao Grande Prémio e Agência do Ano.
Votação
Terminado o prazo de inscrições, cada jurado receberá acesso a todos os trabalhos a concurso, elegendo em cada categoria aqueles que, em sua opinião, devem chegar a shortlist. Haverá posteriormente uma reunião de júri presencial onde os trabalhos selecionados serão vistos e discutidos. Em cada categoria ganharão os trabalhos que recolham a maioria dos votos. O presidente do júri não participará na votação, cabendo-lhe apenas a tarefa de, em caso de empate, decidir. A escolha do júri é soberana.
Os membros do júri, profissionais de méritos reconhecidos no setor, não estão impedidos de inscrever trabalhos, mas não participam na decisão final das peças que têm a concurso. Os resultados serão divulgados apenas durante a festa de entrega de prémios, em data a definir.
Inscrição
Deve preencher o formulário que formaliza a sua inscrição. Será depois contactado por Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt), que a validará.
De seguida as peças a concurso devem ser enviadas por email ou serviço de transferência de ficheiros (ex: Wetransfer, My Air Bridge, etc.) para Teresa Albuquerque (talbuquerque@meiosepublicidade.pt)
As peças físicas deverão ser enviadas para:
Prémios Design M&P'25
A/C Teresa Albuquerque
Avenida Álvares Cabral, nº 61, 6º andar
1250-017 Lisboa
Cada inscrição tem obrigatoriamente que conter:
- Um PDF no máximo de duas páginas com imagens e a sinopse dos trabalhos a concurso. A sinopse não deve ultrapassar os 1.500 caracteres (com espaços);
- Um documento Word com a sinopse e ficha técnica do trabalho;
- Nas categorias de Design Digital deve ser enviado igualmente o URL dos trabalhos;
- Nas categorias Vídeo/Motion Graphics é necessário o envio dos respetivos vídeos;
- Nas categorias Design de Produto (subcategorias Rótulo e Packaging), Design de Comunicação (Impressão, Merchandising, Poster, Publicação Institucional / Empresarial) e Design Gráfico (Capa de CD/DVD/Vinil, Livro, Catálogo, Relatório e Contas, Brochura), devem ser enviados os próprios objetos a concurso.
Pede-se aos participantes que indiquem em que categoria a peça está inscrita. É possível inscrever a mesma peça em mais do que uma categoria.
DATA LIMITE DE INSCRIÇÕES: 1ª fase: 21 de março 2ª fase (com penalização no valor de inscrição): 28 de março
DATA LIMITE DE RECEPÇÃO DOS TRABALHOS: 4 de abril às 18h.
Preço
O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€. Após dia 21 de março, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Nas categorias 16 (Ilustração), 41 e 42 (Capa de Jornal e Capa de Revista), 51 (Ilustração Editorial) e 52 (Infografia Editorial), o valor de cada inscrição é de 60€ no caso de inscrever 10 capas e de 50€ se inscrever 11 ou mais. Após dia 21 de março, o valor unitário das inscrições nestas categorias passa a 75€ até 10 inscrições e de 60€ para 11 ou mais inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
Pagamento
O pagamento deve ser realizado com a inscrição das peças e representa um dos requisitos para a validação das mesmas a concurso.
O pagamento deverá ser efetuado por transferência bancária.
Transferência bancária
- Workmedia – Comunicação SA
- Banco: Caixa Geral Depósitos
- Número de conta: 675045878430
- SWIFT: CGDIPTPL
- IBAN: PT50 0035 0675 00045878430 39
- com a referência de pagamento PDESIGN seguido do NOME DE FACTURAÇÃO DO CLIENTE.
O comprovativo da transferência deverá ser enviado para o email talbuquerque@meiosepublicidade.pt.
Vencedores
Divulgação dos vencedores
Os vencedores serão divulgados num evento que terá lugar em data a anunciar.
NOTA: AS INSCRIÇÕES SERÃO CONSIDERADAS VÁLIDAS APÓS RECEÇÃO DE EMAIL DE CONFIRMAÇÃO.
Júri
Pedro Pires
Pedro Pires é escritor criativo há 28 anos. Diretor criativo, amplamente premiado nacional e internacionalmente, além de júri regular nos principais festivais de design e publicidade. Fundador da Poets & Painters, Presidente do Clube Criatividade de Portugal entre 2013 e 2018, foi nomeado Personalidade Publicitária do Ano em 2017 e Diretor Criativo do Ano em 2020. Escreve sobre comunicação desde 2009 para a Revista Marketeer e desde 2019 para a revista Gerador. Publicou em 2022, o livro “Os pés não têm céu” e em 2024 o livro “Cosmogonia da Identidade”. Licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa.
Andreia Almeida
Andreia de Almeida é licenciada e mestre em Design de Comunicação e Novos Media pela FBAUL. O seu percurso projetual começou com a fundação do colectivo de design Vivóeusébio. Após 10 anos encontrou na editora Pato Lógico a possibilidade de se especializar no design de edições ilustradas e atualmente continua a atividade de designer editorial na Silvadesigners onde também desenvolve projetos de comunicação global para marcas, empresas, museus e outros agentes culturais. A par da atividade projetual, lecionou na ETIC e na Universidade Lusófona. Na área da investigação interessa-se pelo estudo das relações entre os vários intervenientes em projectos de design e de como essas dinâmicas afetam o produto final.
Carolina Peres
Carolina é designer de comunicação e Senior Designer no estúdio This is Pacifica no Porto onde trabalha há três anos com foco em Branding e Direção de Arte. Antes desta posição e após seis anos em Londres esteve envolvida na loja Matéria Prima ligada à música e edição de livros e trabalhou como freelancer em Branding UI/UX e Direção Criativa entre Porto e Londres. Em Londres integrou o estúdio Toby Marsh Creative. Interessa-se por projetos multidisciplinares explorando o design em diferentes contextos e escalas.
Cláudia Espírito Santo
Nascida em Nova Iorque mas cidadã do mundo pela sua vivência internacional, descobre desde cedo a sua paixão pela criatividade. Começa a sua carreira na McCann Erickson Lisboa com uma breve passagem pela McCann Budapeste, mas opta por envergar na maior aventura de todas em 2002: co-fundar a Label. O objetivo era muito claro e até ao dia de hoje está na essência da agência: trabalhar as marcas com propósito, de forma diferenciadora, assertiva e relevante para as pessoas e a sociedade em que vivemos. Atualmente esse mindset mantém-se no core da Label_human brands e continua a ser o motor para o design, desenvolvimento e comunicação das marcas que são trabalhadas pela agência.
Filipa Montalvão
Com um percurso desde sempre ligado ao universo das marcas, conta com uma passagem pela Fábrica da Comunicação, onde teve oportunidade de trabalhar várias contas, com destaque para o Casino do Estoril, Novarede e Sumol. O empreededorismo e a energia que a caracterizam, levaram-na em 1999 a aceitar um convite para integrar em sociedade uma agência de design. Nos 7 anos seguintes, contribui decisivamente para o sucesso de uma carteira de clientes que contou, entre muitas outras, com a Allianz, BP, Cimpor, Danone, EMAC, Porto de Setúbal e Tranquilidade. Em 2006 abraça um novo desafio lançado pelo WYgroup, de constituir uma nova agência cujo foco assenta na estratégia e criatividade de Marcas. Há mais de 18 anos que partilha a gestão da White Way ® , tendo um foco particular nas Pessoas & Operações com uma Equipa de mais de 40 pessoas e com uma carteira de clientes como a Ageas, Grupo Mota-Engil, Secil, REN, Sonae, Siemens, The Navigator Company ou Oney Bank.
João Fonseca
João Fonseca nasceu no Porto e formou-se na ESAD de Matosinhos. Iniciou a sua carreira na BBDO, em Lisboa, onde ficou por dois anos, antes de se juntar à NOSSA por três anos. Retornou ao Porto para se juntar à VOLTA Studio para depois aceitar o convite de regressar à NOSSA. Passou também por agências como a Label e Born, estando atualmente na Tux&Gill. Destaca-se em projetos como o rebrand da Deeply, Jacaré do Avillez e Odum, sendo reconhecido pela sua capacidade de transformar marcas de forma criativa e estratégica.
Luís Castro
A frequência de 3 anos da licenciatura em Antropologia deu-lhe uma perspetiva holística e humanística do design que aperfeiçoou no curso de design gráfico do Ar.Co. Começando a trabalhar como designer freelancer em 1998, rapidamente ascendeu a designer sénior, após a sua passagem pelo Atelier B2. Quer na By Design quer na Mola Ativism esteve associado a alguns dos mais significativos projetos dos respetivos portfólios. Em 2012 inicia a sua carreira na Born e em 2015 passa a fazer a direção criativa do Atelier de Design.
Luís Ferreira Borges
Com formação em Design pela Universidade de Aveiro, iniciou o seu percurso profissional no Porto, no estúdio de design United By. Mais tarde, regressou a Lisboa, onde assumiu o cargo de Diretor de Arte na agência Lola Normajean. Atualmente, é Diretor de Arte na Stream and Tough Guy. Ao longo da sua carreira, trabalhou com marcas nacionais e internacionais como Uber Eats, Change the Ref, Fox, Intermarché, Silk and Spice, Médis, Ajuda de Berço, Cruz Vermelha Portuguesa e Izidoro. Em 2022, venceu os Young Lions Portugal na categoria de Print e Outdoor.
Marco Grieco
Marco Grieco nasceu a 24 de maio de 1973, no Rio de Janeiro. Formado em Programação Visual e Projeto de Produto pela Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 1996, no ano seguinte começou a sua carreira profissional como designer no jornal “O Dia”, tendo participado na génese do suplemento desportivo “Ataque”, lançado pelo diário carioca. Convidado em 2000 pelo diário português “Jornal de Notícias” para o cargo de Editor de Arte, emigrou para o Porto, onde viveu durante seis anos, ocupando posteriormente as funções de Diretor Adjunto e Diretor de Arte. Recebeu dezenas de prémios e menções em diversas competições ibéricas e europeias de design editorial. Voltou a migrar – desta vez para Lisboa – para integrar, desde junho de 2006, a direção do semanário “Expresso”. Participou como jurado em concursos de design em Nova Iorque, Moscovo, Pamplona, Buenos Aires e Lisboa, entre outras paragens. Sob o seu comando, o Expresso alcançou os inéditos reconhecimentos de “Jornal com o Melhor Design da Península Ibérica”, em 2009 e 2019, “Jornal com o Melhor Design da Europa”, em 2006, 2015 e 2021, e “Jornal com o Melhor Design do Mundo”, em 2008 e 2009.
Marko Rosaline
Marko Rosalline é designer gráfico, formado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa. É fundador e diretor criativo do DBR STD (Deadinbeirute™), um estúdio de design independente, multipremiado, e dedicado à criatividade em todas as suas formas. Desenvolve uma forte atividade em branding, estratégia e identidade visual, sempre guiado pela convicção de que uma grande ideia, quando combinada com um conceito sólido e autêntico, gera maior reconhecimento e impacto, resultando em soluções de design originais, consistentes, duradouras e marcantes. O estúdio que lidera tem sido amplamente reconhecido a nível nacional e internacional, conquistando diversos prémios, incluindo D&AD, Type Directors Club, European Design Awards, ADCE, German Design Award, Clube de Criatividade de Portugal, Meios & Publicidade, e Lisbon Advertising Festival (LIAF).
Paulo Pereira da Silva
Nascido em Portugal, na cidade de Lisboa. Ingressou em 1978 na École Polytéchnique Fédérale de Lausanne, Suiça, onde se licenciou em engenharia física, tendo realizado projectos na área teórica da física estatística aplicada à mecânica quântica. Regressou a Portugal em 1984, ano em que iniciou a sua actividade na Renova Fábrica de Papel do Almonda S. A., no âmbito da gestão industrial. Em 1991 entrou para o Conselho de Administração, órgão a que preside desde 1995.
Rui Guerra
Co-fundador e Design Director da Duall Studio e Co-fundador da software house Byld, é um UX&UI Designer premiado, com distinções nos AWWWARDS, CSS Design Awards e Clube da Criatividade de Portugal. Licenciado em Design pelo IADE – Escola Superior de Design, a sua carreira inclui experiências significativas em agências e estúdios digitais, tendo sido Digital Art Director na Partners (atual Dentsu), a sua última paragem antes de fundar a Duall Studio em 2018. A paixão pelo design levou-o também ao ensino, sendo docente do primeiro curso de UX&UI Design na LSD – Lisbon School of Design. Mais recentemente, abraçou um novo desafio no setor do turismo, tornando-se Partner da Insider Madeira, uma "creative travel agency" especializada em experiências únicas e personalizadas. Ligado ao mar desde miúdo, foi federado pela Federação Portuguesa de Vela durante 12 anos, competindo em diversas classes, e mantém o surf e a vela como paixões.
Design de Espaço
01. Stand
Design de stands, em feiras, exposições e eventos, com foco em experiências impactantes, tanto físicos como digitais.
02. Ambiente
Design de espaços temporários ou permanentes, excluindo stands, como ativações de marcas.
03. Espaço Comercial
Design de espaços comerciais permanentes, como lojas ou escritórios.
04. Loja Pop Up
Design de lojas temporárias, destacando inovação e impacto em curto prazo.
Design de Produto
05. Mobiliário
Design de peças de mobiliário com ênfase em inovação e funcionalidade.
06. Decoração
Design de peças decorativas que complementam ambientes.
07. Rótulo
Design de rótulos de produtos, com foco na diferenciação e legibilidade. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
08. Packaging
Design de embalagens de produtos, valorizando funcionalidade e comunicação de marca. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
Design Gráfico
09. Autopromoção
Design de peças criadas por empresas ou designers para autopromoção.
10. Capas de Livro
Design de capas de livros, valorizando criatividade e alinhamento editorial. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
11. Capa de CD/DVD/Vinil
Design de capas de suportes musicais ou audiovisuais. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
12. Livro
Design completo de livros, incluindo layout interno e capa. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
13. Catálogo
Design de catálogos promocionais ou informativos. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
14. Brochura
Design de brochuras informativas ou promocionais. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
15. Relatório e Contas
Design de relatórios empresariais ou financeiros. Aconselha-se o envio das peças físicas a concurso.
16. Ilustração
Uso de ilustração como elemento central em projetos de design.
17. Tipografia Original
Criação de fontes tipográficas originais para comunicação ou identidade.
18. Logótipo
Design de logótipos para marcas novas ou rebranding.
19. Fotografia / Curadoria de Imagem
Uso de fotografia ou curadoria de imagens em projetos de comunicação.
Branding
20. Branding
Criação de identidades visuais para novas marcas, incluindo logótipo, cores e tipografia.
21. Rebranding
Renovação de identidades visuais existentes, com envio do “antes e depois”.
Design de Comunicação
22. Impressão
Design de peças impressas como cartões, flyers, convites ou calendários.
23. Merchandising
Design de produtos promocionais para marcas ou empresas.
24. Ponto de Venda
Design de soluções visuais para presença de marcas no ponto de venda.
25. Poster
Design de cartazes ou posters para comunicação ou promoção.
26. Publicação Institucional / Empresarial
Design de revistas ou publicações corporativas.
27. Projeto Integrado
Aplicação de uma identidade visual a múltiplos suportes de comunicação.
Design Digital
28. Site Institucional
Design de sites institucionais para empresas ou organizações.
29. Site de Marca
Design de sites focados em promoção de marcas.
30. Ecommerce
Design de plataformas de comércio eletrónico.
31. Catálogo Digital
Design de catálogos em formato digital.
32. Relatório e Contas Digital
Design de relatórios empresariais em formato digital.
33. App
Design de aplicações para marcas, empresas ou instituições.
34. Jogo
Design de jogos para promover marcas, empresas ou instituições.
Video / Motion Graphics / Sound Design
35. Motion Graphics
Design de animações gráficas para comunicação, informação ou entretenimento.
36. Vídeos Promocionais
Design de vídeos para promoção de marcas ou produtos.
37. Vídeos Institucionais
Design de vídeos corporativos ou institucionais.
38. Vídeos de Entertenimento
Design de vídeos focados em entretenimento.
39. Video Mapping
Design de projeções visuais em superfícies tridimensionais.
40. Sound Design
Design de som para ambientes, vídeos ou comunicação.
Design Editorial
41. Capa de Jornal
Design de capas de jornais.
42. Capa de Revista
Design de capas de revistas.
43. Projeto Gráfico de Jornal
Design completo de jornais, incluindo layout e estrutura.
44. Projeto Gráfico de Revista
Design completo de revistas, incluindo layout e estrutura.
45. Jornal Digital
Design de jornais exclusivamente digitais ou versões digitais de títulos impressos.
46. Revista Digital
Design de revistas exclusivamente digitais ou versões digitais de títulos impressos.
47. Site de Órgão de Comunicação Social
Design de sites de jornais ou revistas.
48. App mobile de Órgão de Comunicação Social
Design de apps mobile para media editorial.
49. Branded Content
Design de projetos de publicidade nativa ou ações especiais em media.
50. Newsletter
Design de newsletters editoriais.
51. Ilustração Editorial
Uso de ilustração em artigos de jornais ou revistas.
52. Infografia Editorial
Uso de infografia em artigos de jornais ou revistas.
53. Broadcast Design
Design de identidade gráfica para conteúdos televisivos (genéricos, separadores).
Sustentabilidade e Responsabilidade Social
54. Projeto de Sustentabilidade
Design de projetos focados em práticas sustentáveis. Podem concorrer projetos em todas as disciplinas do design.
55. Projeto de Responsabilidade Social
Design de projetos que promovem inclusão ou benefícios sociais. Podem concorrer projetos em todas as disciplinas do design.
Peça Pontual
56. Peça Pontual
Peça única de design não enquadrada em outras categorias, concebida como objeto de comunicação de determinada marca ou empresa e que as agências/designers considerem particularmente bem conseguida. Esta peça não pode estar inscrita em nenhuma outra categoria.
Mercados Internacionais
57. Mercados Internacionais
Design desenvolvido para mercados fora de Portugal, com adaptação cultural.
Q&A - Perguntas Frequentes
01 - A quem se destinam os Prémios Design'25, organizados pelo jornal Meios&Publicidade?
São dirigidos a todas as empresas e profissionais na área do design que, a título individual ou integrados em empresas, tenham apresentado trabalhos em Portugal (Continente e Regiões Autónomas) ou que, tendo apresentado trabalhos no exterior, exerçam a sua atividade em Portugal.
02 – Quantas categorias serão premiadas?
Serão 57 categorias escolhidas pelo júri e mais dois prémios especiais - "Grande Prémio" e "Agência do Ano".
03 – Como é contabilizado o número de peças por projeto?
É contabilizado da seguinte forma: um projeto, uma peça. Embora com algumas exceções, como por exemplo na categoria “Eventos”, “Branding” ou “Rebranding”, onde cada projeto poderá apresentar mais do que uma peça – no máximo de cinco.
04 – O preço a pagar diz respeito ao número de projetos ou ao número de peças por projeto?
O preço diz respeito à inscrição de cada trabalho em cada categoria. O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€. Após dia 21 de março, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Nas categorias 16 (Ilustração), 41 e 42 (Capa de Jornal e Capa de Revista), 51 (Ilustração Editorial) e 52 (Infografia Editorial), o valor de cada inscrição é de 60€ no caso de inscrever 10 trabalhos e de 50€ se inscrever 11 ou mais. Após dia 21 de março o valor unitário das inscrições nestas categorias passa a 75€ até 10 inscrições e 60€ para 11 ou mais inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
05 – No caso de inscrever um trabalho em mais do que uma categoria, como é feita a contabilização?
Cada categoria é uma inscrição, logo a contabilização é a soma das categorias em que o trabalho é inscrito.
06 – Num projeto da área digital, qual o suporte indicado para a apresentação de projeto?
No caso de produtos na área digital, solicitamos que os concorrentes enviem os trabalhos em formato digital através print screens das áreas mais importantes do projecto online, em formato jpeg ou tiff. Exemplo: um site institucional deverá ter sempre a homepage e algumas páginas para onde a navegação do site flui. Opcionalmente, um vídeo demonstrativo também será útil para a avaliação. Pede-se igualmente que seja enviado o URL que permita ver/navegar no projeto em questão.
07 – Como serão escolhidos os dois prémios especiais?
a) O prémio “Agência do Ano” será atribuído ao atelier/agência ou designer que for mais premiado na edição deste ano, ou que se destaque pela qualidade dos seus trabalhos apresentados a concurso. Cada Ouro vale 3 pontos, Prata 2, Bronze 1 e shortlist 0,5. O Grande Prémio vale 7 pontos, embora anulando os 3 pontos do Ouro que o trabalho terá obrigatoriamente que ter ganho.
b) O “Grande Prémio” será atribuído ao trabalho que o júri considerar como o melhor de todos os que se apresentarem a concurso.
08 – Poderão existir categorias sem vencedor?
Sim. Se o júri entender que nenhum trabalho a concurso numa respetiva categoria tem qualidade suficiente, o prémio fica por atribuir.
09 – Poderão existir dois ou mais vencedores numa só categoria?
Sim. Em casos excecionais, o júri pode atribuir mais do que 1 prémio.
10 – Em que consistem os prémios atribuídos pelo jornal Meios&Publicidade nas diversas categoriais?
A atribuição dos prémios consiste no reconhecimento do mercado da comunicação, e dos seus vários setores, no trabalho feito pelos designers /agências. Os premiados terão divulgação junto da comunidade de assinantes do jornal Meios&Publicidade – e nos seus sub-produtos (site, redes sociais, e-newsletters) e marcarão presença num suplemento especial que irá ser publicado com a edição dos prémios Meios&Publicidade na data de entrega dos prémios.
11 – Quando é que os premiados serão conhecidos?
Serão conhecidos na festa de atribuição dos prémios, em data a definir.
12 – Quem são os elementos do júri?
O júri, presidido por Pedro Pires (fundador e diretor criativo da Poets&Painters) é constituído por:
- Andreia Almeida, designer de comunicação na Silvadesigners
- Carolina Peres, senior designer na This is Pacifica
- Cláudia Espírito Santo, chief creative officer na Label_human brands
- Filipa Montalvão, partner co-founder na White Way
- João Fonseca, head of design na Tux&Gill
- Luís Castro, diretor criativo de design na Born
- Luís Ferreira Borges, diretor de arte na Stream and Tough Guy
- Marco Grieco, diretor de arte no Expresso
- Marko Rosaline, fundador e diretor criativo na Deadinbeirute
- Paulo Pereira da Silva, presidente do conselho de administração na Renova
- Rui Guerra, co-fundador e design director na Duall Studio
13 – É possível inscrever trabalhos que não tenham sido utilizados comercialmente, aqueles que na gíria da comunicação se chamam de “trabalhos fantasma”?
Todos os trabalhos inscritos têm de ter um objetivo comercial, ou seja, a organização dos Prémios Design M&P não permite a inscrição de trabalhos “fantasma”.
14 – Qual o prémio para os vencedores?
O prémio físico é um troféu. O troféu será entregue numa cerimónia a decorrer em data a definir. Os vencedores das diversas categorias irão ver o seu nome divulgado nas páginas de um suplemento especial que será distribuído com o jornal e no próprio Meios&Publicidade.
Inscreva-se agora!
O custo de cada inscrição é de 160€. No caso de as empresas inscreverem um número igual ou superior a 11 trabalhos será feito um desconto (incluindo nos 10 primeiros). A inscrição de cada trabalho passa assim a ter um custo unitário de 130€. Após dia 21 de março, e durante uma semana, continuaremos a aceitar inscrições mas com uma penalização no preço. Assim, o valor unitário de cada inscrição passa de 160€ para 180€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 130€ para 150€ se concorrer com mais de 10 inscrições.
Nas categorias 16 (Ilustração), 41 e 42 (Capa de Jornal e Capa de Revista), 51 (Ilustração) e 52 (Infografia), o valor de cada inscrição é de 60€ no caso de inscrever até 10 trabalhos e de 50€ se inscrever 11 ou mais. Após dia 21 de março o valor unitário das inscrições nestas categorias passa a 75€ até 10 inscrições e 60€ para 11 ou mais inscrições.
Aos valores apresentados acresce IVA à taxa em vigor.
Para mais informações contacte:
- Teresa Albuquerque
- e-mail: talbuquerque@meiosepublicidade.pt
- telefone: 215 825 427
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